No projecto educativo de sala “E por fim… Era uma vez…” está planificado trabalhar por mês um autor português de literatura infantil, recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, incluído no projecto educativo da escola “palavras escritas, palavras partilhadas”, que pretende desenvolver métodos e aquisição de hábitos de leitura e escrita, autonomia e responsabilidade.
“O plano Nacional de Leitura destina-se a criar condições para que os portugueses possam alcançar níveis de leitura em que se sintam plenamente aptos a lidar com a palavra escrita, em qualquer circunstância da vida, possam interpretar a informação disponibilizada pela comunicação social, aceder aos conhecimentos da Ciência e desfrutar as grandes obras da Literatura” (Plano Nacional de Leitura).
De acordo com a temática inerente ao referido projecto, o autor do mês de Dezembro será José Jorge Letria. Deste modo e após termos conversado com a educadora responsável pelo grupo, escolhemos trabalhar na nossa actividade um livro do citado autor “O livro do Natal” escolhendo uma história em verso “A estrelinha de Belém”.
A actividade será realizada no dia 2 de Dezembro no período compreendido entre as 10.00 e as 12.00 horas, no Infantário Dona Olga de Brito, sala azul, 5 anos, que tem como tema - A criança e o mundo das estrelas.
Apresentamos a planificação da actividade  à educadora cooperante e pedimos a sua colaboração  para o envio de uma  informação aos pais da actividade a realizar em casa, com duas semanas de antecedência.
A referida actividade contempla várias fases que seguem uma sequência de acordo com a temática escolhida.
Primeiramente será feito o acolhimento das crianças no tapete. Posteriormente irão assistir a uma dramatização que irá ser realizada por nós e pelas restantes colegas, pois faz parte de uma actividade planeada em conjunto e que tem como objectivo, uma motivação comum, extensiva às diferentes salas.
Após a dramatização conjunta, cada grupo de alunas, irá juntamente com as crianças para a sala correspondente, onde decorrerá a actividade predominante. Depois de reflectirmos com as crianças sobre a dramatização,  iniciaremos o conto da história – “A estrelinha de Belém” (anexo 3).
Seguidamente será feito o reconto da história incidindo sobre o tema do Natal, a estrela que guia os reis magos e que ilumina todos para a chegada do Menino Jesus. Uma vez explanada a história através do reconto, iremos propor o canto de uma canção enquadrada no tema da história.
De acordo com Edegar Willems a música deve ocupar um lugar de grande importância no seio da educação, pois “ela enriquece o ser humano pelo poder do som e do ritmo, pelas virtudes próprias da melodia e da harmonia; eleva o nível cultural pela nobreza bela que emana das obras-primas, dá consolação e alegria ao ouvinte, ao executante e ao compositor” (Willems, 1970:11).
Adoptando esta perspectiva, será ensinada a canção “Brilha, brilha, lá no céu”, acompanhada ao som da flauta de bisel (anexo 4). Após ser aprendida a música passaremos a realização de um trabalho no domínio da expressão plástica.
Será distribuído às crianças uma folha com o desenho de uma estrela, (anexo 5), a qual terão de recortar pelo traço e colar numa folha A3 de papel cavalinho e representar através do desenho com marcadores feltro ou lápis de pau a história que ouviram no tapete. Desta forma serão desenvolvidas várias competências no âmbito da motricidade fina e da criatividade plástica, estimulando à representação e expressão gráfica livre. A actividade será acompanhada com música de natal em som de fundo.
Após as crianças concluírem a actividade voltam ao tapete de forma a receberem a estrela que decoraram em casa com os pais. Logo que esteja concluída a tarefa, aleatoriamente, cada criança, uma de cada vez, irá colocar a estrela em volta do placar da sala. Seguidamente as crianças reúnem-se novamente no tapete para informarmos que o livro será oferecido à sala de forma a que nos próximos dias possam explora-lo e ouvir as restantes histórias (Ver plano da Actividade - Anexo 6).


0 Comments:

Post a Comment