Segundo o modelo High/Scope (Post e Hohman, 2007), a sala de actividades deverá proporcionar às crianças conforto e bem-estar oferecendo amplas oportunidades de aprendizagem activa.
A organização do espaço, permitirá à criança situar-se nele e senti-lo como seu, a partir das suas experiências e relações com pessoas e objectos. As crianças precisam de espaço onde aprendem com as suas próprias acções, onde se possam movimentar, partilhar, brincar, estar sozinhas e relacionar-se com outras crianças e ainda realizar actividades que requerem maior concentração.
O infantário deve oferecer uma gama variada e estimulante de objectos e materiais que proporcionem múltiplas oportunidades de manipulação e de novas aquisições.
A selecção, preparação e exposição do material e a sua adequação aos objectivos educativos são elementos essenciais nesta etapa.

Assim sendo a sala de actividades está organizada em zonas ou cantinhos:
Cantinho dos Jogos: neste canto a criança tem a oportunidade de trabalhar sozinha ou em grupo, inventando os seus próprios jogos. Neste é possível desenvolver: o intelecto (pensamento lógico e matemático), a motricidade fina e a destreza manual; estabelecer semelhanças e diferenças; noções de comparação, classificação e de seriação; estimular a socialização e a cooperação.
Cantinho da Dramática: é onde o material se encontra adequado ao espaço, uma vez que estes permitem a interacção com as crianças que ocupam a área, visto que estes instrumentos possibilitam que as crianças se exprimam, actuem e interpretem papéis através do “faz-de-conta”.
Este espaço propicia a representação de diversos papéis sociais permitindo que as crianças desenvolvam uma imagem coerente do seu mundo mais imediato.
Esta é uma área onde as crianças trabalham cooperativamente, expressam os seus sentimentos através da linguagem para comunicar sobre os papéis que representam e respondem às necessidades umas das outras.
Cantinho da Mercearia: esta área proporciona às crianças a possibilidade de conhecerem o dinheiro e de estabelecerem relações de compra e venda, realizando, de certo modo, operações lógico-matemáticas.
Cantinho da Biblioteca: a linguagem é sem dúvida um dos factores importantes para o desenvolvimento global da criança. Neste cantinho poderá ter a ampliação e variedade do vocabulário e da capacidade criativa, desenvolvendo também a responsabilidade no que diz respeito à conservação do material. Este favorece as capacidades de memorização, atenção e de observação e proporciona vivências do maravilhoso e do imaginário fazendo brotar o gosto pelos livros.
Zona das Mesas: tem quatro mesas rectangulares e dezasseis cadeiras para a realização de actividades plásticas e um armário de apoio às mesmas.
Zona de Tapete: tem dois colchões para a realização de actividades de grupo e outras, tais como os jogos. Este cantinho promove o repouso, a reflexão, a troca de ideias e o diálogo. Favorece a socialização e permite a desinibição e a exteriorização de sentimentos, desejos e ideias.
Zona dos Cabides: cada criança tem um espaço próprio (cabide) onde está sua mochila com os seus objectos pessoais.
A sala é constituída por enormes janelas, permitindo a entrada de luz. Podemos considerar que o espaço da sala é bom em termos de área e luminosidade (anexo 7).


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