Gabriela Portugal  (2008) diz-nos que aquilo que hoje somos é resultado daquilo que aprendemos durante toda a nossa infância, acerca de nós próprios, dos outros e do mundo que nos rodeia e através das pessoas que têm um verdadeiro significado para nós como os nossos pais, familiares, amigos, educadores e professores.
De acordo com esta autora, as teorias modernas, assim como as novas pedagogias vieram dar um contributo no conhecimento acerca do desenvolvimento da criança e no modo como aqueles que as rodeiam, poderão contribuir para o seu desenvolvimento.
Nesta linha psicólogos como Piaget e Vigotsky contribuíram através da teoria construtivista para enfatizar o papel da criança como construtora do seu próprio desenvolvimento (Portugal, 2008).
Skinner e Pavlov com a sua teoria comportamentalista remetem-nos para a importância do meio e a sua influência no comportamento das crianças (Portugal, 2008).
Segundo Bruner a linguagem é um instrumento do pensamento, como tal, um rico e diversificado vocabulário utilizado com as crianças, contribui para um maior desenvolvimento das capacidades cognitivas, assim como para a construção do seu próprio conhecimento do mundo (Portugal, 2008).
Também Edgar Willems defende que a música favorece o desenvolvimento integral das crianças, ela é um factor importante da formação da personalidade humana; "não apenas porque ela cria um clima particularmente favorável ao despertar das faculdades criadoras, mas ainda porque pode vivificar a maioria das faculdades humanas e favorecer o seu desenvolvimento" (Willems, 1970:8).
A metodologia aplicada na Abordagem High/Scope utiliza as teorias construtivistas de Piaget e de outros psicólogos do desenvolvimento. Considera que "as crianças constroem a compreensão do próprio mundo através do envolvimento activo com as pessoas, materiais e ideias…Sugere que todas as crianças – quer sejam bebés ou crianças em idade pré-escolar ou ensino primário; … aprendem activamente. Adquirem conhecimento experimentando activamente o mundo à sua volta" (Post e Hofman: 1, cit por Powell, 1991).
Esta linha de pensamento coloca a criança no centro mediático das atenções, com preocupação relevante, numa educação assente em princípios em que a criança desenvolve-se, aprende, constrói e emancipa-se.
A visão que temos da criança enquadra-se em princípios como estes e como tal, a actividade elaborada por nós, tem como verdadeiro significado, contribuir para o desenvolvimento integral da criança, promovendo momentos de bem-estar e de enriquecimento para o seu conhecimento, onde a criança participa de forma activa, colaborando ela própria para o seu desenvolvimento.




0 Comments:

Post a Comment